Centenas de pessoas compareceram à exibição no Cine Esmeralda quinta-feira
A exibição do filme “Um novo Lar” na última quinta-feira, levou centenas de amantes de cinema ao Cine Esmeralda. O filme ganhou prêmio Curumim de melhor curta no Festival de Cinema de Marília 2023. A exibição teve caráter beneficente e arrecadou alimentos que serão doados para o Instituto Lotus.
A ação foi realizada pelo Núcleo de Audiovisual de Marília e Região, produtora Aiko Filmes com apoio da Prefeitura de Pedrinhas Paulista, Tatá Comunicação e Pierucci Estúdios, Moruga Comunicação e Aluf Pictures.
O Festival de Cinema de Marília foi realizado em novembro e marcou a retomada de um evento que foi tradicional na cidade por muitos anos. O festival recebeu 111 filmes inscritos de todas as regiões do Brasil e de quatro países, incluindo documentários e narrativas ficcionais.
O curta “Um novo Lar” é um romance baseado em histórias reais com 32 minutos de duração. É a história de Francesca, uma jovem que contra sua vontade deixa o amor da sua vida para trás. Segue com sua família que busca uma nova perspectiva de vida no Brasil, em uma cidade chamada Pedrinhas Paulista, no interior de São Paulo, a qual ajudam a edificar.
Francesca representa milhares de imigrantes italianos em meados da década de 50 que por condições desfavoráveis do pós-guerra, famílias inteiras se deslocaram de sua terra natal em busca de um novo lar. O filme ainda conta com divertidos e emocionantes depoimentos dos verdadeiros imigrantes que vieram da Itália nas décadas de 50 e 60.
Otávio Ribeiro, diretor da Tatá Comunicação, responsável pela Montagem e Pós-Produção do filme, afirma que a exibição do filme foi um sucesso e as pessoas ficaram muito motivadas com a perspectiva de Marília voltar a ter um forte movimento cultural de cinema a partir da retomada do festival.
Ele explica que o filme “Um Novo Lar” agora terá uma carreira em festivais e por dois anos não pode ter divulgação pública em nenhuma plataforma, apenas exibições fechadas.
Matéria original publicada pelo Jornal da Manhã. Marília, sábado, 2 de dezembro de 2023